Esse prêmio foi idealizado pelo matemático canadense John Charles Fields (1863-1932), professor da Universidade de Toronto e organizador do Congresso Internacional de Matemática realizado em Toronto, em 1924. O Congresso Internacional de Matemática realizado em Zurique, em 1932, acatou a proposta do prêmio e a Medalha Fields foi pela primeira vez concedida no congresso seguinte, de 1936, realizado em Oslo. Inicialmente duas medalhas de ouro seriam entregues a cada congresso. Mais tarde, devido a crescente expansão da Matemática, ficou acordado que até quatro medalhas poderiam ser concedidas a cada congresso.
A Medalha Fields é concedida a matemáticos com no máximo quarenta anos de idade que tenham feito contribuições relevantes para o desenvolvimento da Matemática. O patrimônio para a concessão do prêmio é proveniente dos fundos restantes da realização do congresso de Toronto acrescidos de doação deixada por Fields através de seu testamento.
A Medalha Fields traz no anverso a efígie de Arquimedes com seu nome em grego (APXIMHΔOYΣ) e a seguinte inscrição:
Superar as próprias limitações e dominar o Universo. No reverso da medalha aparece uma esfera inscrita num cilindro com a inscrição:
Matemáticos de todo o mundo reunidos prestam homenagens por obras notáveis.
www.mathunion.org/medals/index.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário